Por onde começar?
Se você quer aprender a poupar e a investir, comece acessando os conteúdos a seguir:
- Atenção aos juros (item 3.3. do Caderno de Educação Financeira com Foco na Gestão de Finanças Pessoais)
- Série “Eu e meu dinheiro”, episódio O Pão da avó (vídeo)open_in_new
- Poupança e Investimento (item 5.2. do Caderno de Educação Financeira com Foco na Gestão de Finanças Pessoais)
- O que você precisa saber antes de investir (item 5.4. do Caderno de Educação Financeira com Foco na Gestão de Finanças Pessoais)
Poupança e Investimento
Ao poupar, você acumula valores financeiros no presente para serem utilizados no futuro. Os valores poupados no presente e investidos durante um, dois ou mais anos poderão fazer uma diferença significativa na sua qualidade de vida no futuro. Assim, são vários os motivos para poupar: precaver-se diante de situações inesperadas, preparar para aposentar-se, realizar sonhos etc.
Ponha em prática
- Tenha o hábito de poupar. Manter uma reserva financeira é fundamental para realizar sonhos, precaver-se de eventos inesperados, além de proporcionar maior tranquilidade hoje e ao se aposentar.
- Escolha seus investimentos com critério. Identifique as características de liquidez, segurança e rentabilidade de cada investimento e priorize-as de acordo com suas necessidades. Lembre-se de que nunca terá as três características positivas ao mesmo tempo.
- “Conhece-te a ti mesmo.” Faça um teste de autoconhecimento para verificar qual é seu perfil de investidor preponderante – conservador, moderado ou arrojado/agressivo.
- Invista regularmente. Todos os meses, reserve parte do seu salário para aplicações de sua escolha.
- Leia os prospectos das aplicações financeiras. Verifique quais são as taxas, as tarifas, a rentabilidade e os impostos envolvidos nos investimentos. Isso ajuda a planejar e evita surpresas desnecessárias.
